terça-feira, 1 de setembro de 2009

O que é Gestalt-Terapia???

A Gestalt – Terapia é uma abordagem psicológica que foi concebida por Fritz Perls na década de 50, sendo uma forma criativa, científica, poética e artística de se fazer psicoterapia.

A Gestalt-Terapia contribui com uma importante visão holística do ser humano, reconhecendo-o como um ser biopsicossocial, em constante interação com o meio ambiente. É uma abordagem psicoterapêutica que enfatiza o perceber, o sentir e o atuar, ao contrário do interpretar e do modificar atitudes preexistente.
Ela focaliza e valoriza a riqueza da experiência humana, como a melhor forma possível encontrada, pelo indivíduo, para se relacionar e "sobreviver", emocionalmente, aos obstáculos da vida. A Gestalt-terapia, principalmente na pessoa do gestalt-terapeuta, não se dispõe a julgamentos de valor ou a quaisquer tipos de crítica. Muito pelo contrário, ela estimula um olhar acolhedor, ético e catalisador das potencialidades humanas.

O objetivo da terapia gestáltica é habilitar a pessoa a usar, além da cognição, suas sensações, emoções e sentimentos, integrando todo o potencial que a natureza lhe disponibilizou para fazer frente à sua realidade.

A Gestalt-terapia dá, portanto, uma grande ênfase à relação terapêutica, pois ela representa um micro-cosmo onde o cliente, a partir do ambiente favorável, seguro, e confirmador que é fundamental que o terapeuta favoreça, poderá experienciar aquilo que ele é, assim como novas formas de interação, novos sentimentos, novos comportamentos, novas percepções, e, assim, caminhos mais satisfatórios na sua relação com o mundo e consigo mesmo, de modo a conquistar o seu bem-estar e uma melhor qualidade de vida.

É, portanto, uma caminhada com "coragem", uma escolha, a coragem de aceitar os erros, a força para começar de novo, a vontade de mudar tudo, mesmo que seja um pouco. A Gestalt é querer, mas querer de verdade; é poder maravilhar-se com o cotidiano, percorrer os sótãos e os subsolos de nossa vida, dispostos a desenterrar os mortos e plantar as sementes.
Texto elaborado pela Psicóloga Simone Eloise Vicenti

Nenhum comentário:

Postar um comentário