sábado, 22 de agosto de 2009

O que é psicologia???


A Psicologia é a ciência que estuda a mente e seus processos mentais, bem como o comportamento humano e animal. Esse estudo passa pelas sensações, emoções, percepções, aprendizagem, inteligência... Visa resolver problemas e conflitos para que o indivíduo possa ter melhor qualidade de vida, melhorando seu relacionamento com a família, sociedade e consigo mesmo.

Existem várias linhas de atuação, cada qual com sua metodologia e forma de abordagem. As principais são: Behaviorismo, Funcionalismo, Estruturalismo, Gestalt, Humanismo, Psicanálise, Psicologia Analítica, Psicologia Transpessoal.

A psicologia contribui em várias áreas do conhecimento, possibilitando uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento e suas relações. São elas: Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Esportiva, Psicologia Forense, Neuropsicologia, Psicologia Hospitalar, Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Psicologia do Trânsito, Psicologia Ambiental...

Muitas pessoas confundem o trabalho do Psicólogo e do Psiquiatra. Enquanto o Psicólogo cursa 5 anos da Faculdade de Psicologia, o Psiquiatra faz faculdade de Medicina, e especializa-se em Psiquiatria.

O trabalho do psicólogo se faz necessário para muitos indivíduos que se encontram em situações de sofrimento, como em casos de angústia, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, fobias, tristeza, alcoolismo, agressividade, compulsões, problema de auto-estima, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário